“Jornal Nacional” perdeu um terço do público nos últimos treze anos

JN

“Jornal Nacional” perdeu parte de seu público em 13 anos

Apesar de ser o jornal mais assistido em todo o Brasil, o “Jornal Nacional” tem sofrido com uma queda expressiva de prestígio, e consequentemente, de audiência.

De acordo com um levantamento realizado pelo colunista Ricardo Feltrin (R7), o “JN” perdeu entorno de 33% de seus telespectadores, nos últimos treze anos, ou seja, em cada três brasileiros que assistiam ao jornal, pelo menos um desligou a TV ou migrou para outros canais.

Em 2000, o “Jornal Nacional”, costumava marcar em média 39.2 pontos de audiência. Neste ano, até o mês de julho, este número havia caído para 26.3 pontos, a menor média da história do jornalístico. Já em 2004, o jornalístico marcava 39.8 pontos de média, e foi o último ano em que o telejornal teve motivos para comemorar. De lá para cá, no entanto, a queda não foi mais estancada, crescendo em 2012, ano em que caiu de 32 para 28.2 pontos. Houve a coincidência de este ter sido o último ano de Fátima Bernardes na bancada do “JN”.

Apesar da queda, o “Jornal Nacional” ainda marca mais do que o triplo do telejornal mais assistido fora da casa, o “Jornal da Record”, que costuma marcar entre 8 e 10 pontos de média.